terça-feira, julho 28, 2009

05/08/2008 - Arsenal fica em quinto na taça Ico Viégas

Na primeira experiência em torneios força livre, tricolor cai na primeira fase

No último domingo, dia 03, o Arsenal foi ao Ginásio Ico Viégas para a disputa do campeonato da entidade. Inscrito às vesperas do torneio, o jovem time do Arsenal caiu na chave B, juntamente com o Sucata Universal, campeão em 2007, o Cereais Gino, time local, e o Nação Colorada. O Arsenal foi o quinto colocado no geral, ficando com a melhor campanha entre os times eliminados, 3 pontos em três jogos.

Cereais Gino 4x1 Arsenal
Estréia é sempre estréia. Ainda mais para um time jovem, sem muita experiência em torneios do tipo. O Arsenal foi à quadra com Anderson, Pateta, Thuan, Lauro (Gibran) e Guampa (Alan). O tricolor saiu na frente, com um gol de Guampa, de bico, aos 6 minutos da etapa inicial, e encerrou a primeira etapa ainda vencendo. Mas acabou se desorganizando na segunda etapa e sofrendo os gols. No outro jogo da rodada, o Sucata Universal bateu o Nação Colorada por 5 a 4.

Arsenal 5x4 Nação Colorada
Com a goleada sofrida no primeiro jogo, o Arsenal tinha a obrigação de vencer as partidas restantes para classificar-se. Para isso, o time reorganizou-se defensivamente, passando Thuan para fixo, Lauro para a esquerda e Pateta para a direita. Deu certo. Aos 4 minutos, a bola sobrou para Lauro na esquerda bater cruzado e abrir o placar. Nem deu tempo de comemorar, pois o adversário empatou menos de um minuto depois. Em jogada combinada de falta, Lauro recebeu livre para marcar o segundo gol tricolor no jogo.
A partir desse gol, começou o pesadelo tricolor. O adversário conseguiu virar o placar antes mesmo do intervalo, e ainda aumentou para 4 a 2 logo no início da etapa complementar. Foi aí que apareceu a garra e a vontade do tricolor vilanovense. Alan substituiu Pateta na tentativa de deixar a equipe mais ofensiva. Guampa fez jogada individual e só foi parado com falta. Na cobrança, o goleiro Anderson rolou para Thuan na esquerda, que acertou um belo remate e descontou, recolocando o Arsenal no jogo. Aos seis minutos, Lauro recebeu do goleiro Anderson e mandou uma bomba no ângulo direito do goleiro adversário. A bola caprichosamente ainda bateu no travessão e caiu no fundo da rede, para explosão dos tricolores presentes. O empate não bastava ainda para o Arsenal. Com 9 minutos, Thuan puxou contra-ataque e deixou Alan livre, para marcar o gol da vitória do tricolor vilanovense, que segurou o jogo nos minutos finais, e conseguiu uma virada heróica, digna de grandes clubes de futebol. No outro jogo da rodada, o Cereais Gino bateu o Sucata Universal por 5 a 2, resultado que obrigava o Arsenal a vencer os atuais campeões no último jogo da chave. O empate classificaria o Sucata Universal, pelo número de gols marcados, 7 contra 6 do Arsenal.

Sucata Universal 5x2 Arsenal
No outro jogo da rodada, o Cereais Gino bateu o Nação Colorada, fez cem por cento de aproveitamento e ficou com o 1°lugar da chave. O jogo entre Sucata e Arsenal definiria a segunda vaga.
A primeira etapa do Arsenal foi excelente. Com um time acertado taticamente, começou jogando muito. Era superior ao Sucata, e conseguiu abrir o placar numa cobrança de falta. Anderson cobrou e Lauro desviou para o fundo da rede, acendendo as esperanças da torcida tricolor. Ainda no primeiro tempo, Lauro chegou forte em cima do camisa 13 do Sucata e levou amarelo. Em seguida, os jogadores do Sucata começaram a pressionar o árbitro. Em disputa de bola dentro da área, Lauro chocou-se com o marcador e este com a trave. O jogador do Sucata fez uma cena e o árbitro ameaçou expulsar Lauro no lance, e pediu que ele se acalmasse. Ainda na primeira etapa, o Arsenal fez 2 a 0, com o goleiro Anderson, que rematou à longa distância após cobrança de escanteio.

"Olha o tamanho do cara e o meu tamanho. Disputei no corpo com ele e ele voou na trave. Tem alguma coisa errada aí, não tem?"
Lauro, argumentando sobre o lance em que quase foi expulso


No segundo tempo, o Sucata descontou em uma jogada individual, em que o jogador conduziu a bola passando por entre os marcadores. Nesse momento, a inexperiência do jovem time do Arsenal falou mais alto. Alan substituiu Guampa, dando mais ofensividade ao time, mas perdendo bastante na marcação. Quando o árbitro marcou uma falta a favor do Arsenal, os jogadores do Sucata foram todos para cima do juiz. Teve dedo na cara, ofensas ao árbitro, que amarelou e deu só amarelo ao atleta do Sucata.
O time do Sucata continuava chegando forte e o árbitro era conivente. Lauro, para não ser expulso saiu para a entrada de Gibran, o que recuaria um pouco o time. Com as alterações, o Arsenal perdeu a organização tática que tinha no início do jogo e foi presa fácil para o experiente time do Sucata, que fez logo 3 a 2. Com a virada do time do Sucata, faltando quatro minutos, estava já tudo perdido. Thuan pediu para sair, e Guampa voltou a quadra. Era tarde, abatido e desorganizado, o tricolor ainda sofreu mais dois gols antes do apito final.

"Thuan saiu do jogo irritado com a desclassificação e com as alterações realizadas. É compreensível pois o time esteve muito perto da vaga e acabou eliminado. Perdemos o jogo por que nos faltou bagagem desses campeonatos. Achamos que com dois a zero estava ganho, e mexemos no time de forma irresponsável, pois os jogadores que entraram não mantiveram as mesmas funções dos que estavam em quadra.
Nem tudo foi ruim, esse torneio foi importante para provar que o time tem condições de jogar no força livre. Alguns ainda estão extremamente inseguros, mas nosso time só tem a melhorar daqui pra frente. Valeu como experiência. Não é qualquer time que chega às vésperas da competição, e abre dois a zero nos atuais campeões. Espero que o quinto lugar no torneio não desmotive, nem desuna a equipe. Não é hora de botar a culpa em um ou outro, ou querer pular fora do barco por causa de apenas um jogo. Assim como viramos contra o Nação como equipe, perdemos para o Sucata como equipe. Mas eu acredito nessa equipe. Esse grupo é forte e com um pouco de orientação e experiência tem boas chances de brigar no topo nos próximos anos."
Lauro, coletiva após o jogo


Saldo das partidas no Ico: 1V, 2D
GP:8 GC:13
Gols: Lauro (4), Thuan (1), Guampa (1), Alan (1), Anderson (1).
Cartões: Lauro (1 amarelo).