quarta-feira, novembro 17, 2010

Plano Tático: o 2-3-1 funcionou contra o Joams

Sem zagueiros de ofício, tricolor apostou na mobilidade e no posicionamento avançado
Escalando a equipe num 2-3-1, a estratégia do Arsenal foi ousada neste domingo. Com dois zagueiros móveis (Pateta e Lauro são muito mais laterais do que zagueiros fixos), era preciso criar uma tática que mantivesse o adversário longe da área do goleiro Bibica. E funcionou.

O losango formado pelo meio/ataque se posicionou dentro do campo do Joams, bloqueando a criação de jogadas da equipe, obrigando-os a fazer lançamentos longos. Isto facilitava a ação dos defensores móveis do Arsenal.

De fato, o Joams só assustou o gol de Bibica em jogadas de bola parada ou em erros de posicionamento da equipe tricolor.

Ofensivamente, o losango também funcionou. Posicionado mais adiantado, fez com que o adversário recuasse e se posicionasse praticamente dentro da sua área durante todo o segundo tempo. Sempre um dos três meias (Vagner, Diovane e Willian) tinham condições de conduzir a bola para o ataque. Sendo que, quando não criavam jogadas perigosas, eram parados com faltas perto da área.

O quarto gol foi um reflexo do funcionamento do losango num contra-ataque. Depois que Pateta afastou a bola da defesa, Vágner ligou rápido para Diego, que fez o pivô e encontrou Willian com muito espaço pela esquerda para entrar e fazer o gol.