sexta-feira, outubro 05, 2012

Arsenal arranca empate heróico nos últimos segundos

A 17 segundos do fim, tricolor empatou em 4 a 4 com o Celtic, e segue na vice-liderança da chave



O Arsenal conseguiu arrancar um empate inacreditável diante do Celtic, em duelo válido pela terceira rodada da chave B do Citadino de Futsal. Perdendo até os últimos 5 minutos por 4 a 2, os tricolores mostraram poder de superação, marcando dois gols em pouquíssimo tempo, fechando o marcador em 4 a 4. Jogo foi marcado por uma arbitragem confusa, recheada de faltas, cartões, expulsões e tiros livres para os dois lados.

O jogo
O Arsenal teve uma baixa de última hora para o jogo: Marlon, que sentiu uma indisposição, foi vetado. Como o fixo Guilherme Fagundes ainda não tinha 100% de condições, Lauro entrou, recuando Thiago Ganso para  jogar improvisado de fixo.
Deu certo, o Arsenal conseguiu impedir as rápidas trocas de passe do Celtic e dificultou o jogo do time alviverde. Porém, aos 6 minutos, os tricolores tiveram azar num lance em que a zaga afastou mal e Delmar acertou um chute de rara felicidade. Celtic 1x0.

Sem perder o foco, o Arsenal seguiu com sua estratégia de jogo: o contra-ataque. Mas não conseguia ser tão eficiente na frente como era na marcação. Foi nesse momento que entrou a figura do treinador. Alexsander Lessa mexeu no time, sacando Lauro e Cris Meireles para a entrada de Guilherme Fagundes e Israel. Fagundes entrou como fixo, liberando Ganso para sair para o jogo.

Mais uma vez, se mostrou uma decisão correta. Num contra-ataque rápido, aos 11 minutos, Padilha achou Ganso na esquerda, e ele teve a frieza para esperar o momento certo e tocar na saída de Sérgio. 1x1.

Com o gol, o Arsenal passou a jogar melhor que o Celtic. E a virada não demorou a vir. Aos 19 minutos, Israel recebeu na entrada da área, girou sobre o marcador e soltou a bomba. Arsenal 2x1.

Segundo tempo: começou o "show" do árbitro

Com a vantagem no placar, o Arsenal retomou sua estratégia de contragolpes, de um jogo tranquilo. Mas o árbitro não estava a fim de manter a partida calma. A 45 segundos no segundo tempo, o árbitro marcou falta de Guilherme Fagundes, e mostrou o amarelo ao camisa 6.

Com dois minutos, Rodrigo fez falta por trás em Israel, e levou vermelho direto, para desespero do time do Celtic, que partiu pra cima do árbitro, pressionando-o.

Mesmo com um jogador a mais durante dois minutos, o Arsenal não teve tranquilidade para matar o jogo. Foi ao ataque de maneira desorganizada, e dava espaços para o contragolpe do Celtic. E o árbitro - numa forma de compensar a expulsão - marcava faltas desnecessárias para o Celtic, na quadra de defesa da equipe alviverde, aumentando a contagem de faltas.

Já com cinco contra cinco em quadra, o Celtic era melhor no jogo naquele momento. O Arsenal se lançava ao ataque, e o Celtic esperava o momento certo para empatar. Aos 24, Lauro parou contragolpe do Celtic e levou amarelo. Mais uma falta na contagem.

Aos 28, veio o empate do Celtic. Após um lateral mal marcado para o Celtic - a bola não desviou no goleiro Marcelo - Roger Falcão mandou um foguete e empatou.

Aos 29, Israel cometeu falta e foi expulso. Sexta falta do Arsenal. Tiro livre para o Celtic. Roger Falcão cobrou muito bem e colocou o Celtic na frente.

Ficaria ainda pior a situação do Arsenal. Aos 31 minutos, o jogador do Celtic se jogou no pés de Thiago Ganso, e o juiz marcou falta. Sétima falta do time vilanovense, e novo tiro livre para o Celtic. Entretanto, desta vez, Roger Falcão parou no travessão.

Com 34 minutos, um gol que poderia ter definido a partida. Delmar passou na velocidade pelo lesionado Guilherme Fagundes e bateu cruzado. Celtic 4x2 .

Mas o Arsenal mostrou bravura. Que esse time tem brios, que não se entrega. Com apenas cinco minutos para o final do jogo, o treinador Lessa pediu o tempo técnico. Lauro voltou a quadra no lugar de Guilherme Fagundes, que ainda sentia dores no joelho. Foi nesse momento que os jogadores do time focaram-se no objetivo: ter tranquilidade para conseguir o empate.

E os últimos cinco minutos foram de uma pressão incessante do time vilanovense. Padilha entrou na defesa e dribles e parou no goleiro Sérgio, que também evitou o gol de Cris Meireles. Thiago Ganso tabelou com Padilha e parou na trave direita.

O Celtic, acuado, só conseguia segurar o Arsenal cometendo faltas. Numa delas, a 36 minutos, Thiago Ganso cobrou e contou com o desvio no meio do caminho para vencer o goleiro Sérgio. 4x3.

Faltando 37 segundos para o final, Padilha foi derrubado na entrada da área por Junior. Sexta falta do Celtic, e tiro livre para o Arsenal, e vermelho para o camisa 13 do time alviverde. Elias ainda levou cartão por reclamação. Padilha foi para a cobrança, e o goleiro Sérgio conseguiu uma bela defesa. No rebote, Cris Meireles, pressionado, jogou de cabeça para fora.

Mas Padilha se redimiu no tiro livre perdido. Faltando 17 segundos para o final do jogo, achou um lindo passe para Thiago Ganso, que teve tranquilidade para tocar por baixo do goleiro Sérgio, e empatar no Ginásio Municipal.

Não terminou. Faltando 4 segundos, o Arsenal teve a chance de conseguir uma virada histórica. Lauro dividiu duas vezes, tabelou com Padilha, e recebeu dentro a área, mas abafado pelo goleiro Sérgio, bateu por cima do gol.

Final de jogo no Ginásio Municipal, Arsenal 4x4 Celtic. Os jogadores do time alviverde protestaram contra a arbitragem após o apito final, e ainda sobrou um cartão vermelho para Roger Falcão.

Com o resultado, Arsenal e Celtic permanecem empatados, com 7 pontos, agora na vice-liderança, já que a Juve venceu o Divino e chegou a nove.


ARSENAL 4
Marcelo Reinke, Thiago Ganso, Lauro (Guilherme Fagundes), Guilherme Padilha e Cris Meireles (Israel). Téc.: Alexsander Lessa.
CELTIC 4
Sérgio, Elias (Junior), Delmar (Jardel), Roger Falcão e Rodrigo (Matheus Santos). Téc.: Fábio Oliveira

Citadino de Futsal 2012 - Chave B – 3ª rodada
Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski, 04/10/2012, 21hs.
Arbitragem: Éder Pereira e Willian Arhous.
Anotador: Jeferson Blumberg.
Gols: Delmar (CEL), aos 6 minutos do primeiro tempo e aos 14 minutos do segundo tempo; Thiago Ganso (ARS), aos 11 minutos do primeiro tempo e aos 16 e  19 minutos do segundo tempo; Israel (ARS), aos Roger Falcão (CEL), aos 8 e 9 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marcelo Reinke, Guilherme Fagundes, Lauro e Thiago Ganso (ARS); Delmar, Junior, Roger Falcão e Elias (CEL).
Cartões vermelhos: Israel (ARS); Rodrigo, Junior e Roger Falcão (CEL).

Classificação da chave B:
1º Juve 9pts.
2º Arsenal 7pts.
    Celtic  7pts.
4º Divino 4pts.
5º Gama Construções 3 pts.
    Parma 3pts
    Atlético 3 pts.
8º Ouro Branco 0pts.



Em breve, o video dos gols do jogo.